Doenças raras: tipos e sintomas / Artigos /

As Doenças Mais Raras do Mundo

Existem milhares de doenças raras no mundo, mas algumas são tão incomuns que afetam pouquíssimas pessoas globalmente. Essas condições são chamadas de doenças ultrarraras e representam um grande desafio para médicos e pesquisadores.

Estima-se que uma doença seja considerada rara quando afeta menos de 1 a cada 2.000 pessoas. Já as ultrarraras podem atingir menos de 1 em 50.000 indivíduos. Muitas dessas doenças são genéticas, de difícil diagnóstico e carecem de tratamentos eficazes.

A seguir, conheça algumas das doenças mais raras do mundo:

1. Síndrome de Fields

Essa doença genética raríssima afeta o desenvolvimento neurológico. Até hoje, apenas dois casos foram documentados, tornando-a uma das condições mais misteriosas da medicina.

A síndrome recebeu este nome em homenagem às irmãs Kirstie e Catharine Fields, as únicas em todo o mundo diagnosticadas com esta condição, até o momento.

Captura de tela 2025-02-06 113502

As irmãs Kirstie e Catharine Fields. Imagem: Daily Post)

2. Doença de Ribose-5-fosfato Isomerase (RPI)

Apenas um único caso foi registrado no mundo. Essa doença metabólica afeta a produção de ribose, essencial para o funcionamento celular.

3. Síndrome de Kuru

Kuru é uma doença neurodegenerativa rara, incurável e fatal, originalmente encontrada entre o povo Fore, na Papua-Nova Guiné. Trata-se de uma encefalopatia espongiforme transmissível (EET) causada por príons, resultando em tremores, perda de coordenação e degeneração progressiva do sistema nervoso.

4. Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP)

Nessa condição ultrarrara, os músculos e tecidos moles se transformam em osso, tornando os movimentos do paciente cada vez mais limitados.

Fop_Fibrodisplasia-Ossificante-Progressiva-jornal-da-USP

Imagem: Jornal da USP

5. Síndrome de Ondine

Pacientes com essa síndrome perdem a capacidade de respirar automaticamente durante o sono e precisam de suporte respiratório contínuo.

O Impacto das Doenças Raras e Ultrarraras

O diagnóstico dessas condições pode levar anos, já que poucos médicos conhecem suas manifestações clínicas. Além disso, a escassez de pesquisas e tratamentos torna a jornada dos pacientes ainda mais desafiadora.

Com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, novas soluções estão surgindo para melhorar o diagnóstico precoce e oferecer mais qualidade de vida às pessoas com doenças raras e ultrarraras.

Se você quer saber mais sobre doenças raras e os avanços na área, continue acompanhando a Saventic Care!

dolegliwosci icon

Os sintomas são diversos e recorrentes há mais de 6 meses.

podejrzewacie icon

Alguém da sua família recebeu diagnóstico de doença rara.

szukasz icon

Os médicos não sabem explicar o que está acontecendo

Peça uma avaliação. Nosso serviço é prático, seguro e totalmente gratuito.



Pedir avaliação

Tire suas dúvidas sobre doenças raras

Acesse nossa base de conhecimento

Saiba mais