A hipertensão pulmonar é uma condição em que a pressão nas artérias dos pulmões fica perigosamente alta, afetando o transporte de sangue do coração para os pulmões para oxigenação. Os sintomas típicos incluem fadiga, dificuldade respiratória, dor no peito, inchaço, tontura e cianose. O diagnóstico envolve uma série de testes, como ecocardiograma e tomografia computadorizada do tórax. Embora não haja cura, o tratamento, que inclui medicamentos para reduzir a pressão arterial, terapia de oxigênio e reabilitação pulmonar, pode melhorar significativamente a qualidade de vida. Em casos graves, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos. A hipertensão pulmonar também pode estar associada à hemoglobinúria paroxística noturna.
A hipertensão pulmonar é uma condição na qual a pressão nas artérias dos pulmões está perigosamente alta. Essas artérias são responsáveis por transportar o sangue do coração até os pulmões para que possa ser oxigenado. Em condições normais, a pressão nestas artérias é muito mais baixa do que no resto do corpo. No entanto, no caso da hipertensão pulmonar, as artérias pulmonares, ao coração e a outras partes do corpo podem ser danificadas.
Os sintomas da hipertensão pulmonar são frequentemente ambíguos e podem ser confundidos com outras doenças, tornando o diagnóstico precoce difícil. Os sintomas mais típicos incluem:
O diagnóstico da hipertensão pulmonar requer a realização de vários testes para podem confirmar a presença da doença, determinar sua causa e grau de avanço. Os principais testes diagnósticos incluem:
O tratamento da hipertensão pulmonar depende da sua causa, tipo e gravidade da doença. Não há cura para a hipertensão pulmonar, mas os tratamentos disponíveis podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. As opções de tratamento incluem:
A hipertensão pulmonar também pode ocorrer como complicação da PNH (hemoglobinúria paroxística noturna), um distúrbio sanguíneo raro. Na PNH, a destruição de glóbulos vermelhos pode levar à liberação de substâncias que aumentam o risco de formação de coágulos e podem contribuir para o desenvolvimento da hipertensão pulmonar.
Os sintomas são diversos e recorrentes há mais de 6 meses.
Alguém da sua família recebeu diagnóstico de doença rara.
Os médicos não sabem explicar o que está acontecendo
Peça uma avaliação. Nosso serviço é prático, seguro e totalmente gratuito.
Acesse nossa base de conhecimento
Saiba mais